Monta Carga – Como Funciona um Elevador Montacargas

Monta Carga, também conhecido como elevador de cargas funciona basicamente para o deslocamento vertical ou elevação entre andares, plataformas, etc. Carregando entre os pavimentos produtos, matérias primas, equipamentos pesados ou mesmo copos e pratos em restaurantes e lanchonetes.

Funciona basicamente da seguinte forma:

Fosso ou estrutura

O projeto de monta carga tem de estar encaixado no edifício onde funcionará o equipamento. Podendo ser previamente planejado ou instalado posteriormente de acordo com a necessidade. Se for de estrutura metálica pode ser instalado na parte exterior ou mesmo interior do prédio.

Podendo ter dois tipos de instalação: 1)  no fosso dentro do edifício ou entre os andares ou, 2) na parte externa através de estrutura metálica para sustentação da cabine, motor, etc.

Cabine

A cabine em estrutura metálica é construída de acordo com o tamanho, peso e necessidade. Ex: restaurantes são de tamanho menor e menor capacidade de carga, enquanto confecções precisam de elevadores do tamanho  grande para caber rolos de tecido, etc.

Pequenas cargas tem cabines totalmente fechadas, enquanto cargas maiores a cabine é revestida de telas.

Porta

Portas pantográficas ou guilhotina, facilitando abertura e maior durabilidade uma vez que. Elevadores maiores tem porta pantográfica e os menores porta guilhotinha. As portas podem ser duplas, uma para o andar e/ou pavimento e outra no equipamento. Em casos de elevadores grandes a porta externa ou do andar.

Motor e Redutor

O motor instalado no equipamento junto a um redutor e carretel acoplado,  tracionando a cabine por cabos de aço na metragem por segundo pré estabelecida.

Freios de Segurança

No equipamento se faz necessários freios de segurança que são acionados automaticamente em caso de alguma falha elétrica ou mecânica.

Quadro de comando

O número de paradas, os controles de subida e decida acionados pelos botões, e todo o funcionamento do monta carga é controlado pelo quadro de comando

Botões

Instalados na parte externa do monta carga para não possibilitar a entrada de pessoas (no caso de elevadores de carga maiores )

Normas técnicas e Manutenção

Todo equipamento de elevação de materiais ou pessoas precisam seguir as normas técnicas da ABNT e também passar por revisões e manutenção  periódicas. em geral empresas de manutenção de elevadores prestam o serviço de revisão e cuidados com o equipamento

Monta carga com porta pantográfica e estrutura metálica
Porta Pantográfica e Estrutura Metálica
Monta carga como funciona
Monta carga como funciona

Sobre admin

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>